quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Domingo no Parque - o Adahil Barreto.

Numa cidade com escassez de espaços públicos utilizáveis, o parque Adahil Barreto é um exemplo de como vão nossos (poucos) parques.


Recentemente fomos ao parque Adahil Barreto e observamos as condições do local. A grande quantidade de pessoas nas fotos se deve a um show de blues que estava acontecendo no dia, já em dias comuns o parque é bem menos frequentado.

Pessoas aproveitam o gramado em show de blues.

Um dos motivos para a baixa frequência de visitantes pode ser a ausência de ônibus que passem junto à área do parque, além da falta de cultura de ocupação desses lugares na cidade. No entanto, outros fatores colaboram. Não localizamos nenhum guarda municipal ou PM, nem instalações de segurança de nenhum órgão. Também não há comércio ou opções de alimentação no local, nem no entorno.

Local bem arborizado, mas não se vê presença do poder público.

Quanto à acessibilidade, o local não apresenta qualquer elemento de acessibilidade ou atração adaptada. O local é pavimentado com paralelepípedos, possuindo também calçadas e grama, o que não o torna atrativo para cadeirantes, por exemplo.

calçadas e rua com pavimentos antigos e originais, sem acessibilidade.


O local para estacionamento na verdade são as vias públicas do entorno, com um espécie de bolsão de estacionamento em frente à entrada. Nesta, acanhada, não se vê controle de segurança ou presença de funcionários.
Entrada, acanhada e precisando de reforma.

Local para estacionamento.
Apesar de tudo, a manutenção do lugar é satisfatória, com a grama aparada e sem lixo no chão, apesar das poucas lixeiras espalhadas. De acordo com a Prefeitura, há uma equipe de garis que diariamente cuida do parque. A arborização e os espaços gramados são agradáveis e convidativos para atividades em grupo.


Algumas imagens do parque mostram plantas bem cuidadas.

Aparentemente, eventos como o desse dia parecem ser a única programação que utiliza a área, de vez em quando. Apesar do pouco espaço e deficiências de estrutura de que falamos, o lugar poderia ser mais ocupado (em especial com mais presença do poder público e segurança) , assim como uma reforma seria bem vinda. O Parque Adahil Barreto é um exemplo de lugar que apresenta potencialidades muito pouco exploradas pela prefeitura e pela sociedade como local de lazer e convívio, assim como os poucos outros parques que Fortaleza tem.


Lazer no parque poderia ser uma atividade mais corriqueira.
O Parque Adahil Barreto está localizado na Rua Major Virgílio Borba, no bairro Dionísio Torres, e abre todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário