terça-feira, 2 de outubro de 2012

As paradas de ônibus sem calçadas de Fortaleza.

Falar de ônibus está bastante em alta nessa época de eleição, mas nunca é demais lembrar que antes de sermos motoristas, ciclistas ou passageiros de transporte público, somos pedestres, e as calçadas são nosso habitat. Dessa vez trouxemos uma série de fotografias que demonstram a situação de algumas calçadas onde ficam localizadas paradas de ônibus em nossa cidade.

A primeira fica na Rua Capitão Aragão, no bairro Aerolândia. Há em seu entorno uma Escola Municipal e um Centro de Desenvolvimento Infantil, recebendo, ao longo do dia, dezenas de pessoas que transitam por essa área para chegar ao seu destino. Reparem como a calçada está completamente danificada. De que adianta ter ônibus adaptados para cadeirantes, se as calçadas não estão preparadas para recebê-los?

Parada de ônibus da Rua Capitão Aragão.

Essa outra fica na Rua Senador Pompeu, na altura do Colégio Farias Brito Central. Quase não há calçada e em época de chuva a situação piora consideravelmente. 

Na Rua Senador Pompeu, em frente ao Colégio Farias Brito Central.


Essa fica no Bairro Aldeota, na Avenida Santos Dumont, vêem como o asfalto está impecável? Infelizmente a situação da calçada não se encontra da mesma forma.

Na Av. Santos Dumont.

A próxima está na Av. Virgílio Távora, perto do Colégio Christus. As calçadas desse trecho da via são extremamente desniveladas, dificultando a vida de qualquer pedestre. Pra completar, o pedestre usuário de ônibus sofre mais ainda com uma calçada quebrada e sem qualquer manutenção por parte dos proprietários. A avenida é contemplada também com um asfalto impecável, e mais uma vez o espaço do pedestre é colocado de lado.

Na Av. Virgílio Távora.

Essa foto de baixo vem de brinde, é a calçada que vem após essa parada de ônibus. E ainda há quem diga que Fortaleza tem as melhores calçadas do Brasil.

Essa é a calçada que vem depois da calçada. Um verdadeiro abismo.

Claro que existem (muitos) outros passeios que abrigam paradas de ônibus em péssimo estado por nossa cidade (se não apareceu a sua, pode enviar pra gente!), mas reunimos essas pra chamar atenção para uma problemática constante aqui em Fortaleza: a falta de estrutura para receber os pedestres, quaisquer que sejam eles. Essa desvalorização não ocorre apenas por parte do governo municipal ou estadual, mas principalmente de nós mesmos e é de nós que precisa partir uma necessária mudança da realidade atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário