terça-feira, 28 de agosto de 2012

Mais sobre o lixo em Fortaleza.

Neste post continuamos falando sobre o lixo em nossa cidade. Reunimos algumas fotografias de lixos espalhados em Fortaleza. As imagens mostram com clareza a falta de cuidados relacionados a este assunto, tanto por parte da prefeitura, como por parte dos moradores dos bairros.

Tais fatos mostrados nas fotografias a seguir, demonstram total desinteresse da população em zelar pelo local onde mora e de cuidar do que é seu. Já a Prefeitura falha pela comunicação precária entre ela e os moradores, que deveriam estar informados, educados e orientados para evitar que montes de lixos se espalhem pela cidade. Além disso, como não poderia deixar de ser, o lixo é colocado quase sempre sobre as calçadas, atrapalhando a vida dos pedestres que circulam por esses passeios.


No Bairro de Fátima, ao lado do prédio da Oi.

Ainda pior que sujar a própria rua, é o ato de espalhar sua sujeira pela cidade. Por isso, é ainda mais triste quando vemos pessoas se desfazendo de seu lixo de dentro dos seus carros (que ficam limpinhos por dentro, claro) ou mesmo dos ônibus, quase todos sem lixeiras. Como se não bastasse contribuir para o caos municipal, também é infração do código de trânsito, sujeita a multa (art. 172, infração média).

No Bairro Jardim Cearense.
Ainda no bairro Jardim Cearense.

Infelizmente, os despejos de lixos ocorrem diariamente por todos os bairros da cidade, a qualquer hora. É um problema urbano, mas é também um problema cultural. Deve-se combater essa prática, pois a cidade fica feia, esses locais viram focos de doenças e ainda impedem a circulação livre de pedestres, além de se espalhar pela rua e entupir os (pouquíssimos) bueiros, contribuindo para causar enchentes. 

O espaço público precisa ser tratado, cada vez mais, como sendo de todos, por nós e por quem governa. A partir desse momento estaremos nos encaminhando para uma mudança positiva.

No Bairro aerolândia.



___________________________________________________________________________________

Pouca gente sabe e quer saber, mas no site da Prefeitura Municipal de Fortaleza existe um calendário virtual, onde dá pra ver a que horas e em quais dias a coleta de lixo ocorre em seu bairro: veja aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário