terça-feira, 17 de abril de 2012

Avenida Bezerra de Menezes.

Conferimos a Avenida Bezerra de Menezes, uma das maiores e mais largas avenidas de Fortaleza, recentemente reformada e escolhida em votação popular para abrigar um corredor exclusivo de ônibus através do Transfor.


Av. Bezerra de Menezes.

A avenida, além de ter sido recapeada, recebeu padronização das calçadas e canteiro central, além de sinalização e ciclovia.

Avenida conta com quatro faixas.

Ciclovia no canteiro central.

Calçada padronizada.
Quanto à calçada, padronizada em toda a avenida, de forma geral está bem conservada e relativamente acessível, visto que não possui piso tátil, nem sinalização junto ao mobiliário urbano, mas o rebaixamento junto às faixas de pedestre existe e é utilizável, um bom avanço. Vale por ter sido uma das primeiras padronizações de calçada em grande escala. Os sinais sonoros para cegos, localizados próximos ao  Instituto dos Cegos e North Shopping, também contribuíram para que a avenida se tornasse mais acessível.


Canteiro central.

Calçada rebaixada, ciclista fora da ciclovia.
Já a ciclovia, ainda que divida espaço com as árvores em algum trecho é operacional para o deslocamento, com segurança. Nos cruzamentos há sinais para os ciclistas, e a área de intersecção está bem demarcada, bem como toda a sinalização horizontal. Ainda assim, chama a atenção que vários ciclistas ainda prefiram dividir espaço com ônibus e automóveis na avenida. 


Ciclista utilizando a ciclovia.
Do que pudemos ver, no geral a avenida está com condições de circulação de pedestres, automóveis e ciclistas superiores a vários lugares de Fortaleza, apesar de alguns deslizes na acessibilidade. Espera-se que o trânsito caótico melhore com a implantação do corredor exclusivo de ônibus, que irá ser instalado em breve.

Talvez o fato mais positivo seja o de que novas ciclovias, mesmo sendo em  um processo extremamente lento, estão sendo implantadas em Fortaleza. Esperamos que ciclovias melhores projetadas, passeios mais largos e sinalização mais completa estejam presentes nas obras e reformas, incluindo as que acontecerão visando a  mobilidade urbana para o evento da Copa do Mundo de 2014. 

Um comentário:

  1. na 1ª foto a avenida tá tão bonita que nem parece a Bezerra de Menezes cinza que conheci! Era a avenida mais cinza de Fortaleza.
    todas as avenidas de Fortaleza deveriam ser acessíveis, mas essa tem mais obrigação ainda, pois abriga o Instituto dos Cegos e a Associação dos Surdos do CE.

    ResponderExcluir