quarta-feira, 13 de março de 2013

Entre a calçada e a garagem

Rampas onde deveriam estar calçadas são muito comuns, infelizmente. Desconhecimento, desinteresse e falta de fiscalização se misturam como causas.


Já falamos algumas vezes sobre a questão das Calçadas X Carros, hoje vamos fazer um comparativo simples, pra mostrar como a cultura do carro em primeiro lugar precisa ser revista.

A primeira calçada é de um estacionamento, localizado no Centro, que parece conhecer as normas para uma boa calçada. Podemos observar que além do piso ser adequado, a faixa destinada ao trânsito de pedestres acompanha a inclinação da rua e está livre de obstáculos, havendo o rebaixamento do meio fio e uma pequena elevação junto à entrada (faixa de acesso) como indicativos de que se trata de entrada de veículos.
Observamos nessa calçada, além, disso, certo cuidado que não se vê muito por parte dos donos ultimamente, com a calçada e sarjeta limpas e plantas cuidadas, mas isso pode ser assunto pra um outro dia.



Já a segunda calçada é de uma residência, e fica na rua Cleiton Helaide Pimenta,  Eng. Luciano Cavalcante. Rampas de todos os tipos são até comuns (infelizmente) em qualquer lugar, mas sinceramente ainda não entendemos pra que servem essas "muretas" no meio do passeio, quem souber que diga pra gente.
Imagem: google street view
Dessa forma, uma calçada que até está razoavelmente bem conservada (apesar de muito estreita) fica totalmente comprometida por essa extravagância arquitetônica, que pode ser fruto de desconhecimento ou de desleixo com as normas e o próximo. O Poder Público tem que instruir como fazer e fiscalizar os passeios, mas antes ainda, por que as próprias pessoas, empresas e afins não podem começar a rever suas atitudes (e suas calçadas) por conta própria?

Lá na nossa sessão de arquivos, entre outras coisas, está uma cartilha completíssima para consertar calçadas, elaborada pela Prefeitura de São Paulo. Quem vai construir ou reformar, confira pra não fazer feio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário