terça-feira, 21 de agosto de 2012

Os bigtainers e ecotainers em Fortaleza.

Procurando resolver o problema do lixo no espaço urbano, equipamentos serão instalados pela cidade.


De olho na produção e acúmulo de lixo em locais com grande fluxo de pessoas, a Prefeitura está instalando pela cidade os chamados ecotainers e bigtainers. Esses equipamentos, em uso em algumas cidades da Europa e América do Sul, estão também em testes em São Paulo.

Os equipamentos são subterrâneos, tendo lixeiras no aparentes na via pública, por onde se introduz o lixo, que depois será compactado e coletado pelos caminhões, com elevação da plataforma com o contêiner. O vídeo abaixo mostra mais ou menos como funciona, e no site da prefeitura há mais explicações técnicas sobre os coletores.





A diferença entre os ecotainers e bigtainers, basicamente, é o seu tamanho e capacidade de separação dos resíduos (por enquanto não sinalizaram se os bigtainers, maiores, permitem o descarte seletivo).

Até o momento, os equipamentos maiores serão instalados nas praças do Ferreira, Murilo Borges e José de Alencar, todas no centro. Já os ecotainers serão distribuídos inicialmente pela orla. Abaixo, vemos que uma das instalações já está em andamento, na praça Murilo Borges.


Obra em frente ao CCBNB.

Bigtainer terá capacidade para 15 mil litros.

A nova forma de coleta deve começar só em outubro, e será primeira do nordeste no gênero. A ideia, além de diminuir muito a poluição visual em Fortaleza, pode também reduzir mal cheiro e animais no lixo. Para uma cidade carente de lixeiras e, consequentemente, da cultura de se colocar lixo no lixo, além da vocação turística, que deveria ser o bastante para permanentemente buscar soluções para  manter a paisagem urbana clean (em todos os sentidos), é uma iniciativa que deve ser bem recebida. Vamos esperar pelo funcionamento e torcer pra ver o centro mais limpo em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário