sábado, 24 de março de 2012

A pracinha da igreja redonda.

No post de hoje, ao invés de mostrar algum dos vários lugares em que a acessibilidade e a comunidade foi esquecida, temos um bom exemplo do que dá pra se fazer, com vontade e algum investimento.
Fomos ao bairro Parquelândia e vimos a praça deputado Manuel Rodrigues, mais conhecida como Praça da Igreja Redonda. Essa praça, que passava por situações de depredação e abandono constantes, foi reformada pela Prefeitura e entregue reformulada em julho de 2011.
No geral, a impressão foi boa, como dá pra ver pelas fotos. O espaço está cuidado, tem lixeiras, os equipamentos permanecem inteiros e o ambiente é agradável.

(clique nas fotos para ampliar)


Igreja de Santo Afonso

Academia ao ar livre

Acessibilidade e pedra portuguesa, que raro. :p

A acessibilidade não foi esquecida, e está por toda a praça: piso tátil e rampas de acesso dividem o espaço com o piso de pedra portuguesa e os equipamentos de ginástica.

acho que já vimos algo assim antes, né? O.o


Uma coisa acabou nos chamando a atenção. Estávamos ali numa tarde de feriado, mas não havia pessoas nos bancos, e só vimos uma pessoa usar os equipamentos da academia enquanto estivemos ali. Provavelmente a ocupação é maior à noite, e nos períodos em que há instrutor de ginástica, no início da manhã, mas não tivemos a chance de verificar.



Somando acessibilidade, equipamentos públicos (além da Igreja, há na praça uma escola de ensino fundamental, além da academia e uma parada de ônibus) bom acesso e tradição na comunidade, o local tem tudo para ser um ponto de encontro dos mais democráticos, considerando inclusive as casas ao redor, que vão desde as mais humildes até grandes sobrados.

Um comentário: