quarta-feira, 20 de junho de 2012

Ocupação dos espaços - A lei do mais forte.

O caso de hoje é a Rua Isac Meyer, que fica localizada entre a Av. Santos Dumont e a Rua Costa Barros, no Bairro Aldeota.

O que vimos foi uma série de problemas causados, principalmente, pela falta de bom senso dos proprietários dos imóveis, que visam o enriquecimento pessoal e esquecem de seus papéis como moradores de uma cidade, assim como a falta de fiscalização efetiva da Prefeitura de Fortaleza e, ainda, dos próprios moradores do entorno, que consentem tais absurdos, desconhecendo (ou não) as leis urbanas.


Carros estacionados dos dois lados da via.

Na rua estão localizadas uma clínica de Fisioterapia, uma loja de produtos de informática e uma gráfica. Supondo que os empresários achem que apenas pessoas com carros irão frequentar seus estabelecimentos, eles erram feio duas vezes, pois além de estreitar cada vez mais suas calçadas, impedido que o público se aproxime mais de suas lojas, essa redução do passeio não consegue gerar estacionamentos que supram a necessidade de seus clientes(ou produzindo espaços reduzidos para ambos, carro e pedestre). Quanto aos motoristas, vimos que não se inibem em estacionar dos dois lados da rua ou em cima das poucas calçadas existentes.


1 metro de calçada. 


                
                 Carro estacionado em cima da calçada
              padronizada pelo transfor, à direita.

Calçada lateral da Gráfica. Parece piada.


Os passeios por lá possuem dimensões mínimas, o maior que encontramos tinha apenas 1 metro. Vale ressaltar o fato de que alguns estavam deteriorados, com grama alta, areia e entulho dificultando a passagem. Irônico que até a calçada da Clínica de Fisioterapia foi designada como estacionamento de carros, restando poucos centímetros para a circulação (e manobras) de pessoas. Também encontramos lixo acumulado na esquina da rua Isac Meyer com a Rua Costa Barros, como é possível ver nas fotos.

Entulho, areia e pedras tomam conta da "calçada"
do estacionamento.

Calçada da Clínica de Fisioterapia.
Entulhos na esquina da Rua Costa Barros com a Isac Meyer.


Por fim, observa-se que TRANSFOR passou por esse trecho da Rua Costa Barros, atuando na padronização de calçadas na via principal, mas nada fez nas ruas adjacentes. Este é apenas mais um exemplo lamentável entre milhares existentes em nossa cidade demostrando que a prioridade absoluta é dada aos carros, relegando aos pedestres o (pouquississississimo) espaço restante.

Não há espaço algum para o pedestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário