domingo, 15 de abril de 2012

Acessibilidade no IFCE.

A reforma de alguns ambientes do Instituto Federal do Ceará foi super bem vinda. A mais perceptível delas, pra quem não frequenta diariamente o Instituto, foi o fato da parte externa receber pisos táteis, como vemos nas fotos a seguir.

Entrada do IFCE, e a placa referente à reforma.
Piso tátil de alerta e em seguida, direcional, levando à recepção.
Piso tátil para alertar mudanças do deslocamento.
Continuação do piso tátil de direção, até o pátio seguinte.
Mais um exemplo de colocação de piso tátil,
ajudando na locomoção de portadores de deficiencias visuais.
Piso tátil de alerta ao redor da rampa e da escada.
Piso tátil de alerta na escada.
Piso tátil de alerta em volta de todas as colunas,
evitando que os portadores de deficiência de machuquem.

De acordo com o site do IFCE, além do piso tátil, o estacionamento recebeu pista específica para cadeirantes, vagas específicas para portadores de necessidades especiais e idosos e a recepção recebeu o nivelamento de seu piso e porta com funcionamento automático. Ainda de acordo com site de notícias do IFCE, um semáforo que emite sinal sonoro foi instalado na Av. 13 de maio em frente ao Instituto para auxiliar a travessia de pessoas com deficiência visual, a pedido do Núcleo de Acessibilidade Virtual do instituto Federal do Ceará, projeto de extensão que tem como objetivo assegurar melhores condições a ambientes virtuais. 

Tudo isso é extremamente importante para que vejamos que mudanças podem ser feitas, mesmo em edifícios que não são novos e que adaptações podem ser realizadas a fim de que mais pessoas possam estar inclusas nas atividades do local. Felizmente, o IFCE começou a fazer sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário