quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Sobre o Parque Madrid Rio.

Que semelhança existe entre Fortaleza e Madrid? Poucas, é verdade. São de dois países de continentes e culturas distintas, mas as duas são cortadas por rios igualmente importantes para a cidade. Do lado de cá, o Rio Cocó e do lado de lá, o Rio Manzanares. Do lado de cá, ainda não aprendemos a valorizar o que é nosso, do lado de lá... Bem, agora mostro pra vocês!

Rio Manzanares, Madrid, Espanha, outono de 2013.

O Rio Manzanares é um afluente do Rio Tejo (é! aquele que desagua lá em Lisboa) que corta a cidade de Madrid, capital da Espanha. Alguns anos atrás parte de sua margem era repleta de asfalto pois ali passavam rodovias que realizavam um papel importante na cidade. Mais ou menos no ano de 2004 o prefeito da cidade sugeriu transferir tais vias e soterrá-las, liberando, assim, mais de 50 hectares somando aos outros 100 hectares já existentes. Com a ajuda do Ministério do Fomento da Espanha, o projeto foi realizado e os carros tiveram seu devido espaço lá em baixo, em 4 túneis, formando a maior rede de túneis urbanos da Europa. E para que tantos hectares? 

Se você está pensando que todo espaço disponível foi utilizado para um bem maior, você acertou em cheio! No mesmo período foi lançado um Concurso Internacional de Ideias para projetar áreas de ócio e lazer às margens do Rio Manzares. E assim nasce o maravilhoso Madrid Rio! 

Abaixo podemos ver o antes e o depois: 



O Parque Madrid Rio é um parque linear que acompanha o Rio Manzanares e possui mais ou menos 10 km de extensão. É lindo, gente! Ao longo dele foram restaurados vários edifícios, existe espaço de lazer pra todo tipo de gente, pra todo tipo de ócio e todo tipo de atividade. 

Abaixo uma série de fotos tiradas por mim quando estive lá:

Sinalizações indicando os locais e a prioridade do pedestre.

 Os Jardins da Ponte de Toledo ficam exatamente onde estavam aquelas rodovias da primeira foto. Incríveis, não?

Jardines del Puente de Toledo.

Os equipamentos infantis são uma graça a parte, integram os desníveis do parque de maneira singular e charmosa e aos domingos é cheio de criança disputando seu espaço.


Outros espaços como pista para skate e restaurantes também são ofertados para o público.

Pista de Skate,

Restaurante ao lado do percurso linear.

Os grandes bancos de praça permeiam os caminhos que percorrem o parque linear.




Grupo de crianças passeando pelo parque.

Os edifícios do antigo matadeiro de Madrid foram restaurados e hoje formam um grande centro cultural, o Matadero. Que abriga cinemas, bibliotecas, oficinas de desenho, restaurantes, espaço para shows e um grande espaço livre.

Casa do Leitor, no Matadero.
Espaço de ócio.

Bem, acho que deu pra ter uma ideia do que é o Madrid Rio e é óbvio que ideias como essa podem servir de exemplo para a nossa cidade e para o nosso Parque do Cocó. Os carros continuam tendo o seu lugar, mas agora não são mais prioridade e o Madrid Rio veio pra mostrar isso. Que um dia nossos gestores saibam que o que importa de verdade mesmo são as pessoas e que tenham a coragem e audácia de transformar nossa cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário