quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A casa do meio da rua.

Tinha uma casa no meio do caminho. Só uma? No caminho de quem?

Volta e meia, a imprensa local traz, como curiosidade, a história desta casa, que fica no meio da rua Neudélia Monte, no bairro Alagadiço Novo. A casa, que foi erguida antes da construção da rua e da existência do bairro, pertence a uma senhora que não pretende sair dali, apesar das propostas de indenização que já recebeu da prefeitura.
A frente da propriedade.
Ao conhecer o local, no entanto, nos causou estranheza a fama da casa. A rua Neudélia Monte, completamente residencial e com alguns imóveis de padrão elevado, leva do nada a lugar algum, estando paralela a uma avenida, configurando-se numa via totalmente local. O motivo de não integrar-se a outras ruas, no entanto, é curioso também: existem mais residências onde deveria ser rua. Além da casa famosa, há mais dois pontos em que é impossível o tráfego de veículos na rua Neudélia Monte, inclusive no final da via, onde a mesma deveria ligar-se à avenida Washington Soares. Há mais de vinte casas, ao todo, e é possível observar tudo isso no Google Street View. É curioso nunca termos visto na imprensa referência a essas casas, que também estão lá antes da via.

há alguns condomínios fechados na vizinhança.
Apesar de a maioria dos moradores não ter reclamações a fazer a respeito da casa isolada, as tentativas de remoção ocorreram através de denúncia à Regional da área, segundo esta matéria. Curioso, também, é saber como a prefeitura projetou e executou essa via, já que as indenizações de outras moradias que lá haviam foram feitas por um particular, e não pelo poder público.

Este deveria ser o quarteirão final da rua, mas só há uma viela.

Dona Maria, moradora da residência, segundo o Diário do Nordeste, não se opõe a sair da casa em que habita há mais de 30 anos se a desapropriação permitir que permaneça na região, o que é um direito básico de qualquer desapropriado.

Assim, o que nos parece é que, por estranho que pareça, se há algo de errado com essa casa, atraindo tanto a atenção, é o fato de ser humilde, e de estar sozinha, como sua dona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário