quarta-feira, 6 de junho de 2012

A falta de acessibilidade na Estação São Benedito.

Estamos na Estação do metrô de São Benedito, localizada no centro de Fortaleza e, com certeza, uma das estações que mais vai receber usuários por dia. É dificil acreditar que algo que demorou mais de 10 anos para estar pronto ainda tenha erros grotescos em sua construção, como vemos no caso a seguir.

A estação de São Benedito é subterrânea e, portanto, são necessários equipamentos que permitam a mobilidade de todos os seus usuários para chegar até área de embarque e desembarque e consequentemente a volta à superfície. Vimos escadas fixas, escadas rolantes e elevadores. Mas veja só como este elevador, que está localizado no térreo da estação e único acesso para os patamares inferiores, se encontra. 

Parece piada, mas não é.

Uma rampa que dá para o elevador e nenhum patamar entre eles. Fato que impossibilita que qualquer cadeirante possa utilizar este equipamento e por consequência ter acesso, de fato, ao metrô de Fortaleza. Temos trens com espaços para cadeirantes, mas como chegar até lá? Até para pessoas com uma mobilidade maior é incômodo ficar esperando (e possivelmente fazer filas) ao longo da área inclinada. Para completar tamanha estupidez temos uma coluna localizada no centro dessa rampa. Juro que custei a acreditar.

Difícil imaginar como um cadeirante possa usar esse elevador.

Por fim, a estação não possui piso tátil e não vimos nenhum adesivo que indicasse acessibilidade nos dois elevadores da estação. Estou ansiosa para ver se ainda vão ter a coragem de adesivar esse elevador com o símbolo de acessível ou se vão ter a decência de consertar esse erro absurdo. Porque querendo, ainda dá tempo.

Visão geral do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário