quarta-feira, 13 de junho de 2012

Pista de obstáculos no Mucuripe.

O local de hoje é um prédio da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) que fica lá no Bairro do Mucuripe. Situado perto de uma igreja, de um cemitério, supermercado, de uma escola pública e próximo ao ponto turístico mais famoso da cidade, a Beira-mar, encontramos essa situação: uma rampa e uma escada que foram adaptados para que fosse possível entrar no edifício. Porém, essa adaptação ocorreu na calçada, que já não era lá essas coisas.

Fachada de entrada do Edifício Heróis Jangadeiros
e pedestre querendo passar a rua fora da faixa.

O passeio ficou totalmente impedido de ser usado, a não ser que a pessoa queira subir uma rampa e descer a escada ou vice-versa. Já as pessoas com mobilidade reduzida, idosos e mães com carrinhos de bebês ficam impedidas de utilizar esse passeio e têm que correr o risco de se aventurar pela rua em meio aos veículos ou mudar seu trajeto. Só para variar um pouco, temos um poste bem do lado dessa adaptação mal feita, o que contribui para que as pessoas evitem essa área.

A Rampa.
O passeio, de responsabilidade do proprietário, deve ser mantido utilizável, independentemente da natureza do estabelecimento no lote. Por pertencer ao Estado, e de um órgão que recebe público externo para atendimento, acreditamos que esse deveria ser um passeio livre e exemplar para o restante dos estabelecimentos. Infelizmente, o que presenciamos é justamente o inverso. 

E a calçada.

Privatizar o espaço público é ilegal (mesmo para órgãos estatais) e situações assim deveriam ser devidamente fiscalizadas, penalizadas, corrigidas e divulgadas para que a população tomasse para si, cada vez mais, o sentimento de pertencimento do lugar onde vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário