quinta-feira, 10 de maio de 2012

A Lagoa do Porangabussu.

Continuando nossa série sobre espaços livres em Fortaleza, visitamos a Lagoa do Porangabussu. Próxima a um dos Campus da UFC e do HEMOCE, um lugar tão tradicional pra quem mora no entorno quanto desconhecido pra quem não é da região.



A lagoa, que dava nome ao bairro que hoje se chama Rodolfo Teófilo, fica um pouco escondida para as pessoas que não conhecem bem o lugar. Assim como ela, há outros pontos de interesse que ficam desconhecidos da maioria da população bem próximos dali, como o serviço de oftalmologia da UFC (desgarrado do Campus), e a Igreja de São Raimundo.


Ela passou muito tempo em situação de degradação, tanto pelo abandono dos arredores como pela poluição causada por esgoto clandestino, a ponto de não se ver a água. Há alguns anos, a prefeitura iniciou uma ação em que realizou a limpeza, integração das casas ao redor à rede de esgoto e urbanização do entorno, que beneficiou bastante a área, como podemos ver. Além de quadras de esportes, uma pista de skate e playground (com brinquedos de madeira, bem mais adaptados ao nosso clima que os de metal), o lugar recebeu também uma academia ao ar livre (que, pelo que observamos, só deve ficar aberta nos horários de aula, infelizmente), bancos ao longo do passeio e paisagismo. 
(clique nas fotos para ampliar)

área arborizada.

a grama está aparada e os bancos, conservados.

academia trancada.

brinquedo e grama aparada.

frequentadores.

pequena rampa de skate e equipamentos de ginástica.

quadras de esportes.
área é local de passagem no bairro.






A lagoa.
O lugar destoa um pouco das reformas recentes da prefeitura, pois não há indício de acessibilidade, nem mesmo piso tátil, o que é uma pena. 

calçada ampla e plana, mas sem elementos de acessibilidade.

Quanto à segurança, não vimos a presença de Guarda Municipal nem PM, apesar das instalações estarem conservadas e haver uma edificação da Prefeitura no entorno, mas que estava fechada. Na tarde que passamos lá não tivemos nenhuma sensação de insegurança, o lugar estava bem tranquilo.

edificação fechada.

pessoas aproveitando a paisagem.

 Durante o tempo em que estivemos por lá, várias coisas chamaram nossa atenção. A presença de crianças das ruas próximas ocupando as quadras, a proximidade das casas em um dos lados e as pessoas com seus cachorros marcavam a presença da comunidade na área, usando o calçadão como passagem habitual, mas também havia pessoas, que, foram aproveitar a paisagem e tirar fotos, mostrando o potencial do lugar em uma cidade carente de espaços abertos. Aqui, como na lagoa do Opaia, a falta de sinalização e divulgação do local restringe seu uso, pois, longe de grandes vias, certamente muitos desconhecem esse espaço. O fato do calçadão ficar em área exclusivamente residencial, afastada da UFC, colabora para esse isolamento.

Infelizmente, nem tudo depende do poder público, e apesar de o local, de forma geral, estar bem cuidado, muitas atitudes de usuários e moradores são reprováveis. O problema do esgoto foi minimizado, mas certamente ainda há ligações clandestinas, apesar de ter peixes e aves nas águas. Se vê lixo em alguns lugares, mesmo havendo algumas lixeiras. Nas limpezas periódicas, grandes quantidades de lixo são retiradas da lagoa e seu entorno. Lamentável também o que vimos quando já estávamos indo embora. jovens que provavelmente residem na região escrevendo nos bancos, parecendo não ter a consciência de que aquele é um local de todos, inclusive deles, que merecem encontrá-lo íntegro sempre. Uma pena.

Pequeno vandalismo sem sentido.
Sacola plástica na água.

4 comentários:

  1. Tá muito linda a Lagoa do Parangabussu, pena que ainda tenha que melhorar em algumas coisas, mas já considero um grande avanço a reforma =D

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,sou moradora do bairro e me sinto privilegiada por morar em frente a lagoa e Gostaria de parabenizar o site pela materia e todos os seus comentarios,mas salientar que com relacao a acessibilidade existe sim as rampas de acesso,so nao existe o piso tatil.Gostaria de parabenizar tbm a prefeitura pela constante manutencao da lagoa,desde sua reforma,periodicamente vejo equipes da prefeitura,limpando,aparando e pintando por la.Na verdade o que falta é educacao ao povo que nao conserva os beneficios que a prefeitura faz.Uma pena ver a academia fechada a cadeado por causa da falta de consciencia das pessoas que utilizam o espaco.Com relacao a seguranca tem muito a melhorar.Inclusive a guarda municipal decidir qual é o seu papel(funcao)perante a sociedade,pois la eles ficam apenas cumprindo horario para ganhar no final do mes o salario,alheios a todo o vandalismo.Note que se eles fossem ativos,a academia nao precisaria estar no cadeado ja que fica a menos de 100m da cabine deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Obrigado pelo comentário e pelos elogios! É verdade, a conservação do local, além da manutenção pela prefeitura, passa também pela segurança e pelo zelo dos moradores da região em abraçar o que é seu. Não vimos Guardas no entorno, e realmente a cabine é ao lado da academia, uma pena não poder ser utilizada o dia todo por medo do vandalismo. Seria ótimo que mais pessoas pudessem sentir esse orgulho e privilégio de viver próximo a um local bonito e bem cuidado numa cidade tão carente de espaços assim, e passassem a zelar mais por ele.

      Excluir
  3. Bom Dia, que materia boa e só agora estou lendo.
    Sou morador do bairro, e que pena o local não é o mais o mesmo como se ver em suas fotos, hoje nosso espaço esta Abandonado ;/ infelizmente.

    ResponderExcluir