domingo, 20 de maio de 2012

Caminhando em frente aos bancos - parte 1.

Interessante como locais pertencentes à mesma instituição, na mesma cidade e com certa proximidade geográfica podem ser tão diferentes nos quesitos acessibilidade e urbanização do espaço de uso comum. Temos, literalmente, o bom e o mal exemplo andando em paralelo, impactando diretamente a relação com seus clientes e cidadãos que necessitam transitar junto a esses locais de que iremos falar.

Perto da Assembléia Legislativa, na Avenida Pontes Vieira, fica essa agência da Caixa Econômica Federal que deve ser o terror dos cadeirantes, idosos e pessoas com baixa mobilidade em geral. Até mesmo para pessoas com mobilidade normal andar em frente a essa agência não é tarefa fácil.

Calçada "levemente" danificada.

Pedras soltas por toda parte.

Como se vê, a área destinada aos pedestres é a mesma de circulação de veículos e acesso às vagas de estacionamento, constituída de um piso em pedra, bastante danificado e sujo.

Esse é o espaço para pedestre. E o acesso para carros também.
Pra não dizer que a acessibilidade, se existe, está só dentro da agência, essa rampa abaixo, entre o acesso de veículos e a calçada de acesso ao banco, só comprova, como já vimos anteriormente, que o pensamento reinante é de que o cadeirante só se desloca de carro para todos os lugares.

rampa de acesso à agência.

As condições de acesso à agencia, e de tráfego em sua calçada, espera-se, devem melhorar, visto que há uma obra em andamento no local. No entanto, não é bom nutrir muita esperança, já que só vimos material de pavimentação para estacionamento e circulação de veículos no local.

material para reforma.

reforma do estacionamento.

pedras portuguesas.

calçada alta, pedras soltas: armadilha.
Complementando a falta de acessibilidade,a faixa de pedestre que liga a agencia à uma repartição da Prefeitura, do outro lado da avenida, também não possui rampa, mas as pedras soltas e a abundância de postes de todo tipo no espaço o tornam propício para a prática de rali ou alguma outra coisa radical.

7 postes em uma única esquina.

Do outro lado fica a Secretária de Educação.

Agência tem selo de acessibilidade. Há de ser interna.

Ao sairmos, tivemos esse "bônus": veículo estacionado totalmente sobre a calçada, enquanto haviam várias vagas de estacionamento logo atrás dele. Ah, como o estacionamento nesta via é proibido, talvez o condutor ache que estacionar assim está mais regular.

bonus track:sempre dá pra ser pior.
Como nem só de maus exemplos é feita nossa cidade, veremos em breve uma coirmã desta agência que poderia ser o padrão adotado em todas elas no que diz respeito a acesso e circulação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário