domingo, 3 de fevereiro de 2013

A Rua dos Bobos no Cariri: Cidades diferentes, problemas parecidos.

Na segunda postagem sobre a região no Cariri, focamos nossa abordagem do projeto de revitalização de praças e ruas do centro da cidade do Crato, porém nem tudo são flores.

Como toda grande obra, dificilmente não se encontram problemas, alguns que poderiam ser resolvidos facilmente, até. Eles vão desde dificuldades com a companhia de energia, que não realocou os postes em lugar correto em um trecho da calçada, até a própria população, que, talvez por desconhecimento, coloca obstáculos sobre o piso tátil, como esse cavalete da foto abaixo.

cavalete sobre o piso tátil.

O piso tátil colocado de maneira incorreta (ou o poste que não foi realocado), impossibilita o seu uso pleno, podendo causar acidentes graves, enquanto que o passeio que agora está bem largo, sobra espaço livre.

O piso direcional poderia estar à esquerda, junto às lojas.

Poste sobre piso direcional.

Fora da área revitalizada do Crato, os problemas são quase os mesmos da cidade de Juazeiro. O principal continua sendo o uso da calçada como parte do comércio, impedindo, assim, o fluxo livre de pedestres. 

Crato - Carrinhos de supermercado em calçadas. 
Juazeiro do Norte - Comercio tomando conta do passeio.

Absurdos como o da foto abaixo (de uma rampa minúscula após uma lombada e com o símbolo nacional de acessibilidade) também acontecem.

Seriously? (Crato)

Com essa postagem, finalizamos nosso Especial A Rua dos Bobos no Cariri. Os bons exemplos apresentados, principalmente no Crato, nos impressionaram tanto pela iniciativa, como pela demonstração de que lugares bem ocupados pela sociedade tornam-se mais seguros e importantes. Esperamos que mais cidades sigam esses bons exemplos. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário