segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A rua que não tem calçada.

Demoramos mas chegamos à Messejana! Visitamos a Rua Coronel Guilherme Alencar e a situação que encontramos não foi das melhores.

Mapa de localização. Em amarelo: área visitada.

A rua, de uso predominantemente residencial, recebe pedestres por todo o dia, principalmente devido ao fluxo de pessoas que frequentam a Regional VI, localizada no entorno. Como podemos ver pelas fotografias, a ela é extremamente estreita e não sobra quase nenhum espaço para o pedestre. Há trechos em que os poucos centímetros existentes de "calçada" são tomados por lixo, obrigando o transeunte a dividir espaço com os carros. E salve-se quem puder!




Obstáculos diversos no caminho do pedestre.


Os centímetros de calçada não servem pra quase nada.
 

Lixo acumulado e esgoto a céu aberto.


Esse é mais um bom exemplo de nossa cidade para percebermos o quanto o pedestre é desvalorizado e o quanto nossos governantes pecam não oferecendo uma paisagem urbana melhor para seus moradores. Abaixo, um exercício (hipotético) de transformação da paisagem em um dos trechos da rua, de mão única, criando passeios com faixas destinadas ao mobiliário urbano e à circulação de pedestres. O uso da rua se diversificaria, havendo comércio e consequentemente mais pessoas utilizando esses espaços.

O que existe agora:


O croqui (por que não assim?)

2 comentários:

  1. Se o muro da SER VI ocupa a calçada, não seria possível ceder parte do terreno para aumentar a calçada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Miguel! Felizmente, a calçada da SER IV é uma das poucas que se salvam por lá. Dá pra ver claramente aqui no street view: https://maps.google.com.br/?ll=-3.835416,-38.492725&spn=0.00148,0.002642&t=h&z=19&layer=c&cbll=-3.835416,-38.492725&panoid=a8KcRdYtxZwMlydWrFJmVQ&cbp=12,356.63,,0,18.37

      Excluir