sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A Rua dos bobos no Cariri: Quando a teoria é colocada em prática.

No post passado, falamos sobre Juazeiro e seu confuso fluxo de pedestres e carros. Já a cidade do Crato tem um perfil um pouco diferente. História, cultura e qualidade de vida da população são os aspectos de maior destaque. O mesmo projeto Cidades do Cariri realizou um belo projeto de requalificação da região central, que mostra que coisas simples se revertem em um grande benefício para a comunidade, e que as coisas podem ser feitas sem muito alarde.

faixa de elevada de pedestre, no nível da calçada.

O projeto requalificou as principais praças da cidade, além da avenida João Pessoa, compreendendo drenagem, pavimentação, arborização, instalação de mobiliário urbano e acessibilidade.

Piso novo com sinalização tátil direcional e de alerta.

Nós ficamos encantados com absolutamente tudo que vimos, principalmente com as praças, que se destacam pela beleza e por estarem bem preservadas mesmo após um ano da inauguração da primeira etapa do projeto.

Vejamos abaixo alguns destaques:

Há bancos de praça por todo o corredor comercial, quem quiser descansar pra tomar uma água ou um sorvete não precisa mais fazer isso em pé. Há também pequenos jardins ao longo de todo o passeio, ajudando, assim, na drenagem da água pluvial e no conforto térmico do ambiente.

Mobiliário urbano na avenida João Pessoa.

Acredite se quiser, mas além de substituírem o asfalto por blocos intertravados de concreto (contribuindo mais uma vez também para o conforto ambiental e drenagem urbana), o espaço do carro na via foi encurtado para dar lugar às novas calçadas, dando assim, prioridade ao pedestre, como deve ser.

Calçadas dobraram de largura dos dois lados da via.
Nos passeios, vejam que foi utilizado um revestimento simples (encontrado em calçadas de toda a região), nada de muito sofisticado ou da manjada pedra portuguesa.

Já as praças ganham destaque pela beleza. Mobiliários urbanos como mesinha para jogar damas e xadrez, e telefones públicos com um design diferenciado dão um charme a mais. Além, é claro, do belo paisagismo realizado nesses espaços.

Mesinha de xadrez.


Novos telefones públicos.

Praça Siqueira Campos.

Espaço para apresentações populares na praça Siqueira campos.

Esse método respeita e leva em consideração as raízes das árvores,
além de permitir  o escoamento da água e  proteger o pedestre.

O melhor de tudo é que todo o projeto integra espaços e não é apenas uma intervenção pontual ou isolada, como afirma Alexandre Landim, um dos arquitetos do projeto, nesse blog. Traçando um percurso agradável para os frequentadores desses espaços, inclusive para turistas.

O roteiro reformado tem potencial turístico, inclusive.
Outro fato que merece ser lembrado é que essas praças historicamente sempre foram utilizadas pela população da cidade, e que as reformas potencializam uma característica da comunidade, incrementando a qualidade de vida da população local e passando uma ótima impressão aos visitantes e turistas.

Pra finalizar, postamos aqui para quem quer conhecer um pouco mais sobre urbanismo o Plano de Requalificação Urbana de Crato, que orientou os trabalhos de reforma e tem como coordenador geral o arquiteto José Sales, professor da UFC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário