quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Novo Centro de Eventos do Ceará: inaugurado e inacabado.

O Centro de Eventos foi inaugurado a pouquíssissisimo tempo e como ainda não tínhamos ido lá, aproveitamos a X Bienal Internacional do Livro do Ceará, pra ver de perto esse prédio "monumental" de nossa cidade.

X Bienal Internacional do Livro do Ceará

Deixamos nossa indignação do "sem paisagismo" ou do "uma volumetria pobre" e reparamos no interior do edifício. Infelizmente a situação que encontramos em relação ao acabamento não foi nada agradável aos nossos olhos. Assim que pisamos na parte interna e subimos as escadas rolantes, percebemos que ainda falta muita coisa para ser concluída (sim, esperamos com fé que um dia ainda vai ser concluído). São detalhes que fazem toda a diferença, afinal, o Centro de Eventos do Ceará foi feito para receber eventos de grande porte, com o intuito de receber pessoas de vários estados brasileiros e de países diversos. 

Vejamos, quem é atento aos detalhes pode perceber que esqueceram de limpar, ou passar um pano com água ou qualquer coisa que não deixasse os restos de argamassa e revestimentos à solta, assim, pra todo mundo ver!

Esqueceram de passar uma vassoura. 
Esqueceram também de tirar a poeira 

Ah! esqueceram também de terminar o revestimento da parede ao lado da passarela. Tomamos um susto!



Esses dois X feitos de fita adesiva são pra proteger o mármore que quebrou, mas poderiam usar outra coisa. Fita adesiva em um evento como a Bienal é do doer o coração.



Encontramos fios soltos e tomadas que poderiam estar em melhor estado. 

Fios e tomadas ainda não finalizadas.

O estacionamento também deixa a desejar. O espaço não está sinalizado (comunicação visual pra que né gente?) e as faixas para demarcar as vagas AINDA não estão pintadas. As pessoas, não sabendo lidar com espaços amplos, estacionam em lugares errados, tomando mais espaço do que deveriam tomar. Talvez por falta de vagas, mas, enquanto isso, o estacionamento do subsolo encontrava-se fechado. Por que? Só Deus sabe.


A parte boa é que os banheiros são acessíveis (se o cadeirante conseguir chegar, claro), obedecendo às normas da ABNT, com espaço pra manobra, transferência, enfim, tudo nos conformes.


É triste perceber que muita coisa poderia ter sido feita e não foi. Poderia ser melhor e não é. Criticas ao projeto à parte, o Centro de Eventos realmente coloca a cidade em outro patamar ao receber grandes eventos. Resta ver que imagem vamos fixar para os turistas e eventos que venham (literalmente, ainda há "arestas a aparar" por todo o edifício) e como o equipamento vai se manter e gerar seus benefícios para nossa cidade, que não vive mais (apenas) de sol e mar.

Um comentário:

  1. Com certeza, não vou nem comentar a parte exterior, que foi um completo desastre arquitetônico! E quando eu fui pra bienal, meu celular descarregou e eu fui procurar os telefones públicos, cadê? Perguntei aos recepcionistas e eles me mostraram o espaço para os telefones vazio. Não sei como o governador tem coragem de dizer que está tudo concluído. Quero só ver se o Castelão vai estar da mesma forma. A pressa é inimiga da perfeição.

    ResponderExcluir