sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Niemeyer em Fortaleza

 Desaparecimento de casa projetada por Oscar Niemeyer em Fortaleza nos anos 40 é o símbolo do pouco caso que a cidade historicamente faz do seu patrimônio.



Pouca gente sabe (ou se lembra), hoje em dia, mas Fortaleza possuiu uma residência assinada por Oscar Niemeyer em plena avenida Beira-Mar.

A Casa Johnson, como era chamada, foi construída em 1942 solicitada por Herbert Johnson, dono da multinacional que leva seu sobrenome, ao chegar ao Ceará, quando procurava matéria-prima para a fabricação de  cera, encontrando a nossa carnaúba.

(A história da empresa Johnson no Ceará, aliás, é bastante interessante, mas como não é o assunto desse post, vamos nos resumir apenas ao fato de que a companhia doou uma fazenda à UFC e uma escola à rede estadual, que recebe incentivo da empresa até hoje. Além disso, o memorial da companhia em Wisconsin recorda nossa cidade no bonito edifício Fortaleza Hall.)

Voltando à Casa Johnson, infelizmente ela é um modelo da falta de cuidado com o patrimônio em nossa cidade, além de prova de que o desinteresse dos particulares em preservar a memória da cidade não vem de hoje. A casa quase não tem imagens conhecidas, tendo como registro localizado por nós (além das imagens abaixo) apenas algumas plantas constantes deste livro eletrônico e deste vídeo (créditos de Maurício Cals).
A casa nos anos 70, em foto publicada no jornal O Povo (http://migre.me/bvYlQ)
Após a partida de Herbert Johnson de Fortaleza, a casa passou por mãos de particulares até ser sobreposta pelo atual Hotel Mareiro. A descaracterização do edifício se deu aos poucos, sem chamar muito a atenção, e em nome do "progresso", como sempre. Essa tática do "ninguém sabe, ninguém viu", como sabemos, continua sendo aplicada até hoje, como no caso da Chácara Flora.

Hotel Mareiro, atualmente. (imagem do Google Street View)

Com a perda da Casa Johnson, o único edifício projetado por Niemeyer em Fortaleza atualmente é a sede da RedeTV!, na avenida Antônio Sales. Esse projeto, feito em conjunto com os edifícios da extinta TV Manchete em outras cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, pode ser considerado como um projeto "menor" do arquiteto, geralmente não constando das listas de obras desenvolvidas por Niemeyer.

Sede da RedeTV! em Fortaleza.

Um comentário:

  1. nossa, passo pela sede da rede tv quase todo dia e não sabia que era projeto do Niemeyer!

    ResponderExcluir