sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A Rua dos Bobos no Cariri - Muita gente e pouca calçada.


O objetivo inicial desse Especial A Rua dos Bobos era fazer apenas uma postagem englobando tudo que vimos lá no Cariri, mas como encontramos muito mais material de trabalho do que pensávamos, dividimos em três posts a fim de que a leitura não seja cansativa e que vocês possam tirar melhor proveito daquilo que vai ser mostrado. Boa Leitura!
_________________________________________________________________________________________________

No cariri cearense, cidades da região dão exemplo de como tornar uma cidade mais humana e agradável e tentam enfrentar os desafios do crescimento.

Vista panorâmica do centro de Juazeiro do Norte. Ao fundo, o Padre Cícero.

A maior cidade do interior cearense tem uma economia vibrante e grande fluxo de turistas e romeiros (e novos moradores) o ano inteiro. Um dos principais desafios é receber e abrigar toda essa gente com cada vez mais conforto e hospitalidade. Apesar das melhorias em infraestrutura em toda a cidade, vemos que as áreas mais frequentadas pelo turismo religioso carecem de mais planejamento e atenção.

Comércio da rua São Pedro, centro de Juazeiro do Norte.

No centro da cidade, o cenário das principais ruas comerciais não é muito diferente das principais cidades brasileiras. Ruas engarrafadas, calçadas estreitas e perigosas e camelôs espalhados por onde couber.

Barraquinhas na faixa de pedestre.

Na região mais ocupada por pousadas e lojas de lembranças, bem frequentada por romeiros todos os dias, a situação é confusa. Estacionamento irregular, demarcação de território e ocupação dos espaços são uma constante. O lixo também é um problema, pela ausência de lixeiras.

Ocupação irregular de espaço

Tendo em vista esse cenário, há projetos para requalificação dessas áreas dentro do projeto Roteiro da Fé, que vem trazendo algumas melhorias em postos turísticos durante todo o ano passado, como a conclusão do Centro de Apoio aos Romeiros, nos moldes do que existe em Aparecida - SP, procurando minimizar o problema da ocupação irregular das ruas, que se agrava muito durante as grandes romarias.

Comércio ambulante tomando vias e calçadas e estacionamento irregular.

O Roteiro da Fé está abrangido por um projeto maior, que é o Projeto Cidades do Cariri, do governo estadual, e que atua nas cidades da Região Metropolitana do Cariri.
Como vemos, o desafio de Juazeiro do Norte é conciliar a condição de cidade turística com a condição de cidade polo de comércio e serviços, com todos os problemas que isso acarreta, sem descuidar da qualidade de vida da população crescente. Não é pouca coisa.

Lojas e camelôs espalham mercadorias no passeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário