sábado, 1 de dezembro de 2012

Vale a pena ter saudade: Os bigtainers

Dezembro chegou e mais um ano está se despedindo. Então tivemos a ideia de fazer uma pequena retrospectiva de alguns de nossos posts. Daquilo que foi mostrado, consertado, acertado e daquilo que não foi. Começamos então, pelo centro da cidade e seus novísisisisismos bigtainers. 



Pessoal, ao longo deste ano temos visto muita coisa por toda a cidade. Ideias boas e absurdos sem tamanho. Com 2012 perto do fim, decidimos revisitar algumas postagens, para ver como andam alguns locais que foram falados nos últimos meses. Uma retrospectiva, só que menos cansativa que as da televisão.

Começamos esta série com os bigtainers. Esses equipamentos, que começaram sua implantação discretamente, já estão concluídos em três praças do centro, e pra quem não sabe o que é bigtainer, falamos deles aqui.

Bigtainer na praça Murilo Borges

Apesar de já estarem funcionando há um mês, os equipamentos ainda despertam a curiosidade do povo, que geralmente não entende bem como funciona. Esse vídeo do Portal Jangadeiro, abaixo, ajuda a explicar.




reportagem sobre os bigtainers na imprensa local.

Obra rápida, sem muito alarde e já em funcionamento, infelizmente é uma exceção na administração pública em geral. Talvez fosse importante divulgar para a população os benefícios dos sistemas, mas provavelmente a Prefeitura considerou desnecessário, já que o cidadão comum não opera o sistema. De toda forma, para quem circula pelo centro, parece ser perceptível a redução do lixo aparente, inclusive o gerado pelo grande comércio. E pra quem só está passando pela rua, continue jogando seu lixo nas lixeiras, os garis vão mandá-lo pro bigtainer depois! :p

Bigtainer com a plataforma elevada.
Vale lembrar que a ideia inicial é de se instalar também os ecotainers, que são menores, na Praia de Iracema. Esperamos ver esses equipamentos por lá no ano que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário