terça-feira, 9 de outubro de 2012

BRS/FOR - os corredores de ônibus

Após a instalação na avenida Bezerra de Menezes, o centro também recebeu faixas preferenciais de ônibus. Em meio a reclamações e elogios, avanços na mobilidade vem chegando (com algum atraso) a Fortaleza.

Impulsionada pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, Fortaleza iniciou a implantação dos corredores de ônibus, benefíciando o transporte público. A avenida Bezerra de Menezes foi uma espécie de projeto piloto.

Faixas preferenciais na Bezerra de Menezes



Apesar das críticas e resistência por parte de alguns comerciantes e motoristas, que se sentiram prejudicados pela restrição de espaço e circulação (alguns por não conseguirem mais estacionar em local proibido), o novo sistema, conforme relatado pelos usuários, ficou bastante mais rápido para o transporte público, bem no espírito da política de mobilidade urbana. Bem verdade também que muitos motoristas consideram que a ausência de ônibus na esquerda melhorou o tráfego para os veículos naquele lado.


Assim, tendo em vista a remodelação da avenida, e suas características atuais, dá pra considerar que a instalação do sistema BRT ali foi um sucesso, apesar dos pequenos ajustes que vem sendo feitos para acesso às faixas e de alguns condutores ainda desrespeitarem o sistema, o que deve diminuir com o início das multas por essa atitude.



As paradas foram substituídas e ônibus distribuídos por elas.

Na Bezerra de Menezes a sinalização é adequada.
Esse sucesso impulsionou a fase seguinte da implantação do sistema, dessa vez no centro. Por lá, digamos que a coisa ainda está patinando. A sinalização não é tão adequada quanto a da Bezerra de Menezes, em especial nas ruas adjacentes, o que causa um problema sério, pois ao entrar em avenidas como a do Imperador é necessário saber de antemão se deve-se ficar à esquerda ou à direita do canteiro central.



Outro fator de dificuldade foi a definição das ruas que estariam no sistema, pois até vésperas da inauguração não se sabia ao certo quais seriam, causando confusão até nos meios de comunicação locais.


Some-se a isso corredores que terminam sem muito aviso, na avenida do Imperador (imaginamos que em outra fase, ele deverá seguir pelas avenidas Carapinima e José Bastos), além da já citada resistência de comerciantes e frequentadores, que terminam por não se sentirem parte do esforço da mudança, e vemos que por lá o sistema ainda vai precisar de alguns ajustes.

Avenida Imperador recebe muitos ônibus intermunicipais.
Certamente, os pontos positivos superam os negativos de longe, e toda iniciativa é bem vinda nesse tema, ainda mais quando lembramos que permaneceu esquecido por anos e anos. Foi consertado o absurdo que era a avenida do Imperador, onde as pessoas esperavam por ônibus intermunicipais no canteiro central, sem qualquer estrutura ou acessibilidade, "no meio do tempo", como dizem. O estacionamento em local proibido, um dos grandes problemas do nosso trânsito, deverá diminuir bastante nessas regiões.

O fundamental, além da implantação em si, também passa pela educação pelo trânsito, que é falha em Fortaleza. Cidadãos conscientes do benefício que o sistema deve trazer à  população devem contribuir com o bom funcionamento e com críticas e sugestões para melhorar o mesmo, assim como a prefeitura deve estar preparada para receber esse retorno da população.

2 comentários:

  1. Ótimo texto sobre o assunto. :) Acredito que há muito tempo Fortaleza precisava de medidas como essa, que valorizassem a maior parte da população que usa o transporte público e não a minoria dos carros. Acho que com o tempo esses ajustes serão feitos e os transtornos irão passar.

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  2. Obrigado! Tomara mesmo que a ideia se ajuste e se amplie, é mesmo muito importante essa valorização! =)

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