sexta-feira, 6 de julho de 2012

Praça Joaquim Távora ou Réplica do solo lunar em Fortaleza.

A Praça Joaquim Távora está localizada na Avenida Pontes Vieira, próxima ao Parque Rio Branco e, infelizmente, encontra-se também abandonada. 

A praça e o mercado.

A praça se encontra em péssimas condições. Os passeios, feitos em pedra portuguesa, estão completamente destruídos, cheios de buracos e montes de pedras soltas por toda sua extensão. Equipamentos públicos como bancos de praça simplesmente não existem, restando apenas a estrutura de cimento. Há poucos telefones públicos e as raras lixeiras existentes estão concentradas apenas junto às lanchonetes do Mercado Joaquim Távora, localizado na própria praça. 

Mais do Mercado.

Taxistas adaptam uma "lixeira".
Cadê os bancos?
Parada de ônibus bem movimentada por todo o dia.
O mercado também merece atenção da Prefeitura. O equipamento, apesar de ter passado por algumas poucas melhorias em 2011, acompanha a situação de boa parte dos mercados municipais, sendo subutilizado e colocado à margem do comércio local. Uma política de incentivo à ocupação dos boxes certamente traria novo fôlego para o Mercado e seu entorno (bastante residencial próximo aos fundos, justamente à área mais degradada). Os arredores do mercado, por sinal, são temidos e evitados à noite, devido à combinação entre local pouco convidativo para permanência e iluminação precária.

O Mercado Joaquim Távora.
Mercado Joaquim Távora por dentro.

Área externa do Mercado Joaquim Távora.

Placa da Prefeitura Municipal informando sobre a "Reforma
e recuperação" do Mercado.

Vizinhança residencial.

O grande espaço central da praça, aliás, vem servindo apenas como zona de passagem dos moradores da região que queiram se arriscar a tropeçar nas pedras, já que o espaço apresenta um grande vazio, sem árvores, bancos ou qualquer outro equipamento, além de caixas de areia que deveriam ser canteiros. Fato curioso é que, há poucos metros dali, está o bem arborizado parque Rio Branco, que acaba distante da praça pela falta de comunicação/interação dos dois espaços.

Montes de pedras portuguesas por toda a extensão da praça.
Menos bancos, mais pedras.
Lixo, areia e pedras portuguesas soltas.

O TRANSFOR, que vem atuando em toda a extensão da avenida Pontes Vieira, não chegou a beneficiar de forma direta à praça. Os passeios que fazem parte da avenida receberam apenas novos meios fios, porém a pavimentação foi ignorada e continua má conservada e cheia de buracos, oferecendo risco aos usuários do local. E por enquanto é só.
Atividades incompletas do Transfor.
Meio fio novo.
Calçada quebrada e material de construção pelo passeio.
Rampa fora das normas feita pelo Transfor.

Mas existe esperança, apesar de estar ficando desacreditada pelos usuários do local. Há alguns meses a Prefeitura anunciou a reforma de diversas praças pela cidade, e teriam prioridade, entre outras, a Praça Joaquim Távora e a Clóvis Beviláqua, que também está em situação deplorável. As obras, no entanto, ainda não começaram em nenhuma delas. Estamos todos esperando.

Muita areia ao longo do passeio da praça.
Crateras e muitas pedras portuguesas soltas
ao longo da Praça.

Só pra terminar, algumas fotos das rampas existentes para acessar o Mercado, as quais servem muito mais para facilitar o trajeto dos "carrinhos" para abastecer as lojas, do que a intenção de ser acessível. 

Rampa que dá acesso ao Mercado pela Praça.
Rampa que dá acesso ao Mercado Joaquim Távora.
Rampa que dá acesso ao Mercado pela Rua Fiscal Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário