Após a instalação na avenida Bezerra de Menezes, o centro também recebeu faixas preferenciais de ônibus. Em meio a reclamações e elogios, avanços na mobilidade vem chegando (com algum atraso) a Fortaleza.
Impulsionada pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, Fortaleza iniciou a implantação dos corredores de ônibus, benefíciando o transporte público. A avenida Bezerra de Menezes foi uma espécie de projeto piloto.
Faixas preferenciais na Bezerra de Menezes |
Apesar das críticas e resistência por parte de alguns comerciantes e motoristas, que se sentiram prejudicados pela restrição de espaço e circulação (alguns por não conseguirem mais estacionar em local proibido), o novo sistema, conforme relatado pelos usuários, ficou bastante mais rápido para o transporte público, bem no espírito da política de mobilidade urbana. Bem verdade também que muitos motoristas consideram que a ausência de ônibus na esquerda melhorou o tráfego para os veículos naquele lado.
Assim, tendo em vista a remodelação da avenida, e suas características atuais, dá pra considerar que a instalação do sistema BRT ali foi um sucesso, apesar dos pequenos ajustes que vem sendo feitos para acesso às faixas e de alguns condutores ainda desrespeitarem o sistema, o que deve diminuir com o início das multas por essa atitude.
As paradas foram substituídas e ônibus distribuídos por elas. |
Na Bezerra de Menezes a sinalização é adequada. |
Some-se a isso corredores que terminam sem muito aviso, na avenida do Imperador (imaginamos que em outra fase, ele deverá seguir pelas avenidas Carapinima e José Bastos), além da já citada resistência de comerciantes e frequentadores, que terminam por não se sentirem parte do esforço da mudança, e vemos que por lá o sistema ainda vai precisar de alguns ajustes.
Avenida Imperador recebe muitos ônibus intermunicipais. |
Certamente, os pontos positivos superam os negativos de longe, e toda iniciativa é bem vinda nesse tema, ainda mais quando lembramos que permaneceu esquecido por anos e anos. Foi consertado o absurdo que era a avenida do Imperador, onde as pessoas esperavam por ônibus intermunicipais no canteiro central, sem qualquer estrutura ou acessibilidade, "no meio do tempo", como dizem. O estacionamento em local proibido, um dos grandes problemas do nosso trânsito, deverá diminuir bastante nessas regiões.
O fundamental, além da implantação em si, também passa pela educação pelo trânsito, que é falha em Fortaleza. Cidadãos conscientes do benefício que o sistema deve trazer à população devem contribuir com o bom funcionamento e com críticas e sugestões para melhorar o mesmo, assim como a prefeitura deve estar preparada para receber esse retorno da população.
Ótimo texto sobre o assunto. :) Acredito que há muito tempo Fortaleza precisava de medidas como essa, que valorizassem a maior parte da população que usa o transporte público e não a minoria dos carros. Acho que com o tempo esses ajustes serão feitos e os transtornos irão passar.
ResponderExcluirObrigado! Tomara mesmo que a ideia se ajuste e se amplie, é mesmo muito importante essa valorização! =)
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