Obras de pavimentação de calçadas ocorrem pela primeira vez em Fortaleza através do TRANSFOR, programa do Governo Municipal que consiste na realização de ações de drenagem, pavimentação e padronização de passeios públicos em avenidas importantes de nossa cidade.
Uma das avenidas que foram contempladas com as obras do TRANSFOR, foi a Avenida Pontes Vieira. A fotografia acima, tirada do Google Street View, mostra um estabelecimento e seu falso estacionamento para clientes antes da passagem das obras serem realizadas. Com meio fio rebaixado, o passeio era destinado mais para carros do que para pedestres, fato que foi revertido com as obras de padronização que conseguiram melhorar alguns aspectos: o passeio foi nivelado, o meio-fio deixou de ser rebaixado e o totem publicitário foi colocado em um lugar adequado (ou menos ruim), numa tentativa de destinar a calçada aos pedestres e equipamentos urbanos, como toda calçada teoricamente deveria ser.
É claro que nem tudo são flores. As más arquiteturas ainda prevalecem nas ruas de Fortaleza, a rampa de entrada para o restaurante nos mostra claramente isso.
Falta a Fortaleza políticas públicas que incentivem o direito do pedestre, afinal, mobilidade urbana não é apenas fazer linhas exclusivas de ônibus ou metrôs ou VLT's. Mobilidade urbana inclui mais respeito aos pedestres, aos ciclistas, às pessoas com mobilidade reduzida, e esse respeito começa em afirmar e possibilitar o direito de ir e vir a todas essas gentes.
Antes da Reforma. Fonte: Google street view. |
Uma das avenidas que foram contempladas com as obras do TRANSFOR, foi a Avenida Pontes Vieira. A fotografia acima, tirada do Google Street View, mostra um estabelecimento e seu falso estacionamento para clientes antes da passagem das obras serem realizadas. Com meio fio rebaixado, o passeio era destinado mais para carros do que para pedestres, fato que foi revertido com as obras de padronização que conseguiram melhorar alguns aspectos: o passeio foi nivelado, o meio-fio deixou de ser rebaixado e o totem publicitário foi colocado em um lugar adequado (ou menos ruim), numa tentativa de destinar a calçada aos pedestres e equipamentos urbanos, como toda calçada teoricamente deveria ser.
Durante a reforma. |
É claro que nem tudo são flores. As más arquiteturas ainda prevalecem nas ruas de Fortaleza, a rampa de entrada para o restaurante nos mostra claramente isso.
Falta a Fortaleza políticas públicas que incentivem o direito do pedestre, afinal, mobilidade urbana não é apenas fazer linhas exclusivas de ônibus ou metrôs ou VLT's. Mobilidade urbana inclui mais respeito aos pedestres, aos ciclistas, às pessoas com mobilidade reduzida, e esse respeito começa em afirmar e possibilitar o direito de ir e vir a todas essas gentes.