Estamos na Estação do metrô de São Benedito, localizada no centro de Fortaleza e, com certeza, uma das estações que mais vai receber usuários por dia. É dificil acreditar que algo que demorou mais de 10 anos para estar pronto ainda tenha erros grotescos em sua construção, como vemos no caso a seguir.
A estação de São Benedito é subterrânea e, portanto, são necessários equipamentos que permitam a mobilidade de todos os seus usuários para chegar até área de embarque e desembarque e consequentemente a volta à superfície. Vimos escadas fixas, escadas rolantes e elevadores. Mas veja só como este elevador, que está localizado no térreo da estação e único acesso para os patamares inferiores, se encontra.
Parece piada, mas não é. |
Uma rampa que dá para o elevador e nenhum patamar entre eles. Fato que impossibilita que qualquer cadeirante possa utilizar este equipamento e por consequência ter acesso, de fato, ao metrô de Fortaleza. Temos trens com espaços para cadeirantes, mas como chegar até lá? Até para pessoas com uma mobilidade maior é incômodo ficar esperando (e possivelmente fazer filas) ao longo da área inclinada. Para completar tamanha estupidez temos uma coluna localizada no centro dessa rampa. Juro que custei a acreditar.
Difícil imaginar como um cadeirante possa usar esse elevador. |
Por fim, a estação não possui piso tátil e não vimos nenhum adesivo que indicasse acessibilidade nos dois elevadores da estação. Estou ansiosa para ver se ainda vão ter a coragem de adesivar esse elevador com o símbolo de acessível ou se vão ter a decência de consertar esse erro absurdo. Porque querendo, ainda dá tempo.
Visão geral do local. |