sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Niemeyer em Fortaleza: mito ou verdade?

Edifício utilizado pela RedeTV! merece o título de única obra (em pé) de Niemeyer em Fortaleza?


Com nosso post "Niemeyer em Fortaleza", voltou à lembrança a controvérsia quanto à autoria do edifício utilizado pela RedeTV!, na avenida Antônio Sales, às vezes considerado uma espécie de "filho bastardo" de Oscar Niemeyer, outras vezes nem isso. Pudera. As informações a respeito desse edifício são tão escassas quanto as da Casa Johnson (in memoriam), e por isso trazemos esta nova postagem a respeito da obra do arquiteto em Fortaleza.
Apesar do pouco material, há alguns relatos documentados acerca do empreendimento de Adolpho Bloch, que solicitou a Niemeyer, seu amigo pessoal, que projetasse os edifícios que abrigariam sua rede de televisão.
Esse fato, além de ser citado por algumas fontes de credibilidade no âmbito virtual, como o Tele História, especializado na história da televisão brasileira, ou o Fortaleza Nobre, no âmbito de nossa cidade, é destacado no livro de Elmo Francfort, "Rede Manchete: aconteceu, virou história", que, por sorte, está disponível na internet bem aqui. Logo abaixo, um trecho.


"Em 1981, após ganhar as concessões, Adolpho Bloch começou a tirar  do papel os projetos da Rede Manchete. Aplicou dinheiro na compra de um terreno de 300 mil metros quadrados no bairro carioca de Água Grande e pediu ao amigo Oscar Niemeyer que projetasse um segundo prédio no terreno, ao lado do Edifício Manchete (Rua do Russel, 804). 
Em 1982, teve início a construção do prédio da televisão, com entrada pelo nº. 766. Os dois prédios pareciam um único por causa da mesma altura e do estilo da fachada, em aço e vidros escuros. Foram encomendados também outros projetos para as demais sedes da Manchete em São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte e Recife. Ainda estava sendo negociado com Niemeyer o projeto da construção de um centro de produção da TV Manchete na Barra da Tijuca, a Cidade da TV, englobando uma área de 100 mil metros quadrados, que seria inaugurado em 1985, que acabou não se concretizando."

(in FRANCFORT, Elmo. Rede Manchete: aconteceu, virou história. Pág 17-18. São Paulo: Imprensa Oficial, 2008.)


o prédio, na avenida Antônio Sales
Ainda que não houvessem esses registros, possivelmente as imagens poderiam ser bem esclarecedoras também. Abaixo, temos fotos dos demais edifícios encomendados para a Rede Manchete, entre eles o Edifício Manchete da Rua do Russel, no Rio de Janeiro, concebido para ser o quartel-general do Grupo Bloch e reconhecido por todos como obra destacada de Niemeyer.
Edifício Manchete, no Rio (imagem disponível aqui)



Edifício de Recife (imagem: Google Street View)

Edifício de São Paulo (imagem: Google Street View)
Observando as caraterísticas dos prédios, e lembrando que todos pertenciam ao mesmo dono, a conclusão é que qualquer semelhança não é mera coincidência.

O edifício de São Paulo, na Av. Professora Ida Kolb, foi encomendado para que fosse uma réplica menor em relação ao do Rio, e é também reconhecido como obra de Niemeyer fora da região central da cidade. Hoje abriga uma editora. O de Recife (na avenida Dantas Barreto) aparentemente está subutilizado e não é utilizado pela RedeTV!, que possui endereço em outro lugar na cidade.

Infelizmente, o que também dá pra observar fácil é que o prédio de Fortaleza, apesar de ser o único que permanece com a RedeTV! e servindo como sede de televisão até os dias de hoje, é subutilizado, tendo em vista a minúscula produção local da emissora, além de possuir os mesmos equipamentos da sua inauguração, há quase 30 anos.

Talvez o edifício merecesse alguma distinção, ainda que não seja dos mais representativos, pois parece remota a possibilidade de que nossa cidade venha ter algum novo projeto do maior arquiteto do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário