quarta-feira, 10 de abril de 2013

A paisagem urbana de Fortaleza x Poluição visual.

De acordo com Gordon Cullen, "Paisagem Urbana é um conceito que exprime a arte de tornar coerente e organizado, visualmente, o emaranhado de edifícios, ruas e espaços que constituem o ambiente urbano."


Está claro que a paisagem urbana de Fortaleza é extremamente confusa, refletindo uma desorganização e a ausência de um bom planejamento urbano durante o passar das décadas. Somos deficientes em habitação, espaços públicos, mobiliários urbanos, arborização, áreas verdes e em muitas outras coisas. A poluição visual é mais um fator que contribui e muito para que nossa paisagem se configure no caos.


Mais e mais fios elétricos no Centro da cidade.
Placas de trânsitos de anúncios irregulares próximo
a R. Padre Valdevino.
Anúncio irregular na Av. Antônio Sales.

A poluição visual em Fortaleza está por toda parte. Da aldeota a Messejana é fácil encontrar anúncios irregulares. Sem falar nos outdoors e logos gigantescas que quando se unem com emaranhado de fios viram um confusão assustadora. Compreender os espaços nesse caos é uma tarefa complicada.

Tirar uma foto de um edifício histórico sem que os fios elétricos impeçam de visualizarmos todas as formas do prédio é bem difícil. Andar no centro da cidade também é difícil, pois além de poucos espaços para muita gente, é muita informação amontoada. O cansaço visual torna-se inevitável.

A Catedral e os fios de energia elétrica.
Edifício histórico na Praça do Ferreira e mais fios elétricos.

Maaaaas. Semana passada a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, a SEUMA, intensificou a operação de combate a poluição visual em nossa cidade. Já estava na hora, não é mesmo? De acordo com as notícias veiculadas nos jornais da cidade, a operação iniciou no Bairro do Cocó e Edson Queiroz mas deve ser estendida para os outros bairros, por meio de suas respectivas SERs, ainda em abril.


Confusão de anúncios da R. João Cordeiro.

Emaranhado de fios na Av. Dom Manuel.

Outdoors e muita propaganda.

Outras cidades já estão mais avançadas quanto aos projetos de combate a poluição visual, como é o caso de São Paulo, com o Projeto Cidade Limpa. Tomara que as ações aqui em Fortaleza ultrapassem a nossa cultura de fazer apenas intervenções pontuais, já que agora contamos com um órgão que deve pensar a fundo e sistematicamente nessa e em outras questões.


Impossível passar nesse esquina e não visualizar este comércio.
Na Av. Luciano Carneiro esquina com Treze de maio.

Um comentário: