domingo, 6 de janeiro de 2013

Cartilha de calçada. Por que não temos uma?

Um dos assuntos mais recorrentes aqui no blog é a ausência de boas calçadas para se caminhar em Fortaleza. Apesar da "padronização" de alguns passeios em poucas avenidas de nossa cidade, quando nos afastamos da parte mais central encontramos um total desprezo e uma total falta de fiscalização das mesmas.

É tanto que em pleno 2013, ano crucial para a nossa cidade no quesito mobilidade urbana, ainda não possuímos uma Cartilha de Calçadas, assim como em outras cidades (veja aqui algumas delas). A mesma seria essencial para que os novos passeios se adequassem aos princípios e normas de acessibilidade, contribuindo, assim, para a democratização da cidade, onde o direito de ir e vir de todo o cidadão seria respeitado.

A cartilha serviria de base para que os proprietários de calçadas não cometessem absurdos como os das fotografias abaixo. O estabelecimento comercial localizado na Av. dos Expedicionários, no Bairro Montese, reformou seu prédio e seu passeio. Entretanto, o revestimento utilizado não é dos mais adequados para por em calçadas.

Percebemos claramente a inclinação.

A madeira é escorregadia e o passeio parece possuir uma inclinação maior do que a recomendada na ABNT 9050, de 3%. Construíram ainda a rampa de cimento destruindo o espaço destinado a canalização da água, facilitando que a água da chuva permaneça na pista.

Calçada revestida por madeira.
Calçadas desniveladas.
Casos como esses são vistos por toda Fortaleza. Sabemos que uma simples cartilha não é o suficiente para chegar a um resultado satisfatório, mas ajudaria na disseminação da informação entre os moradores do nosso ambiente urbano, para que cada vez mais, criássemos consciência de nossos deveres como cidadãos de uma metrópole como Fortaleza.

2 comentários:

  1. Olá! Sou professor na Universidade Federal de Campina Grande e desenvolvo um trabalho com acessibilidade. Tenho em meus arquivos uma cartilha sobre acessibilidade produzida pelo governo do Estado do Ceará e várias cartilhas específicas sobre calçadas. Caso deseje conhecê-las, envie e-mail para liviosilva@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lívio, tudo bem? Temos conhecimento sim do Guia de Acessibilidade do Governo do Ceará (http://www.aruadosbobos.org/p/blog-page.html), que aliás, é muito bom. Nos referimos nesse texto a uma cartilha específica sobre passeios em nossa cidade, Fortaleza, que não existe e caso exista, não é de conhecimento público. Essa cartilha auxiliaria a disseminar informações, visando melhorar a qualidade de vida dos nossos moradores. Caso tenha alguma cartilha específica, ficaríamos agradecidos caso pudesse enviá-la(s) ao nosso e-mail: contato@aruadosbobos.org. Obrigada!

      Excluir