domingo, 1 de julho de 2012

Acessibilidade no Centro Cultural Dragão do Mar.

Como dissemos na postagem anterior, a diversidade de assuntos no debate acerca do Centro Dragão do Mar é bem grande. Dessa forma, resolvemos preparar uma postagem exclusivamente para tratar da acessibilidade no Dragão.

A acessibilidade no Centro Cultural Dragão do Mar fica por conta das rampas e elevadores que já existiam desde o projeto inicial e das adaptações feitas ao longo dos anos.

Os estacionamentos possuem vagas para deficientes e idosos e guias rebaixadas devidamente sinalizadas com piso tátil. 

                       
                              Estacionamento para cadeirante. 
Guia rebaixada com piso tátil.

No térreo, no espaço debaixo do planetário, construíram rampas de acesso há alguns anos, mas esqueceram dos corrimãos, talvez por acharem que iriam interferir além da conta na estética do local.



As bilheteria do cinema e do teatro estão totalmente inacessíveis para possíveis cadeirantes ou pessoas com baixa estatura. O acesso dessas salas de cinema e teatro foram adaptados com rampas de madeira, mas que possuem um desnível que dificulta a mobilidade de qualquer cadeirante. Além disso, as portas são de vidro e bem pesadas, fatos que impedem que um cadeirante utilize o cinema por conta própria.

Entrada do cinema.

O acesso aos equipamentos superiores, como o anfiteatro e o Café Santa Clara, ocorre pela escada que fica próxima aos cinemas e pela rampa que começa láááá do outro lado da praça Almirante Saldanha. Ou seja, pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes que precisam usar a rampa, vão ter que andar mais um pouco.

Rampa que dá acesso ao planetário.

Outro acesso para o pavimento superior é pelo elevador Panorâmico, próximo à Rua José Avelino e pela entrada principal, já em outro nível, pela Rua Monsenhor Tabosa. Já no pavimento superior encontramos um elevador para deficientes que dá acesso à bilheteria do Planetário, ao Espaço Mix, à administração e aos banheiros. 

Elevador panorâmico próximo à Rua José Avelino
que dá acesso ao MAC.


Elevador que dá acesso ao espaço Mix, ás bilheterias
e à administração.

Para se chegar à praça verde há rampas localizadas na Rua José Avelino, mas faltam acessos adequados e acessíveis para se chegar ao ateliê das artes, logo após as  "arquibancadas". Do ateliê das artes para chegar ao Memorial da Cultura Cearense há uma rampa de pedra portuguesa, com corrimãos adequados, mas com largura reduzida.

Rampa que dá acesso ao ateliê das artes.
Rampa que dá acesso ao Espaço Rogaciano Leite Filho.

Nem todos os espaços foram analisados aqui, mas a partir destes vimos que a acessibilidade no Centro Cultural Dragão do Mar ainda possui sérios problemas que precisam ser corrigidos o quanto antes. Acessibilidade não é apenas ter uma rampa e está tudo bem, é permitir que todos usufruam do mesmo espaço com autonomia, é ter respeito ao próximo e um Equipamento Cultural Público (tão raro em nossa cidade) como o Dragão do Mar precisa se adequar as normas e estar pronto para receber, de fato, todas as gentes.

[No site do Dragão do Mar encontramos essa página aqui, informando todos os acessos acessíveis do local.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário